Há 17 anos como franqueado de uma rede de lavanderias, o empresário e diretor da Abralav, dividiu com a gente um pouco dos aprendizados que acumulou em sua trajetória. 

Hoje com 7 lojas, Marcos destaca que a capacidade de inovar foi um fator decisivo para o sucesso do seu negócio, e essa inovação partiu de um olhar muito próximo sobre as necessidades e preferências dos clientes.

Boa parte do público da lavanderia busca agilidade no serviço, e por isso, oferecer facilidade para o cliente é fundamental, reforça o empresário.

“Para que você não seja extinto, tem que inovar!” – Marcos Toledo, empresário.

Marcos apostou no modelo híbrido em uma de suas lavanderias com atendimento:

Balcão + Locker + Autosserviço

Além disso, ele utiliza todas as ferramentas disponíveis para atendimento do seu cliente como Delivery, Aplicativo e WhatsApp.


O cliente no centro das decisões e a gestão como seu guia

Marcos compara a evolução do sistema bancário, que oferece caixas eletrônicos para dispensar a intermediação de um funcionário, com os Lockers (armários inteligentes), que são uma ótima opção para quem busca essa mesma praticidade nas lavanderias. 

O cliente utiliza o serviço como preferir, no próprio tempo, de acordo com a sua rotina.

Mas mesmo com toda essa mudança de comportamento, há quem não abra mão do atendimento pessoal de qualidade, alerta Marcos. Quem prefere o atendimento exclusivo ainda precisa ter a opção de entrar na loja.

“O formato híbrido funcionou bem na minha loja. Entender o meu público, o meu negócio como um todo, só foi possível com uma gestão bem organizada.”, afirmou o gestor.


A tecnologia como a grande parceira da boa gestão!

“É mais fácil dirigir sem uma venda nos olhos”.

Para enxergar com clareza os números e dados de suas lavanderias, Marcos conta com um software de gestão. Com a tecnologia ao seu lado, ele administra suas sete lojas de forma mais rápida, eficiente e segura.  

“Hoje, sem a utilização de um software, você não consegue administrar. O pequeno empreendedor tem que abandonar o velho hábito de anotar tudo no papel e investir em tecnologias que lhe dêem melhores condições de gestão, em qualquer negócio”.

Foi entendendo sua demanda, produção, custos e números, que ele percebeu que precisava de uma operação mais otimizada para continuar crescendo! ? Por isso, optou em concentrar suas unidades em bairros próximos. Foi essa proximidade que o permitiu utilizar sua estrutura de forma mais eficiente.

A IDEX é a parceira de tecnologia do Marcos, que utiliza o software de gestão Allegro há anos, além de outras soluções que facilitam sua rotina e também a do seu cliente.

Fazer parte de um case de sucesso como esse é uma grande honra para todo o time IDEX! 


Aprendizados da pandemia

“Na pandemia, ou você tinha crédito para se endividar, ou você quebrava!”

Quando questionado se sentiu os efeitos do lockdown, Marco revelou que apesar de perder uma de suas lojas devido a drástica queda do movimento, sua enorme experiência em gestão e visão de mercado o ajudaram a suportar as péssimas condições do período, e hoje está animado com a retomada pós pandemia. 

“Em termos de faturamento estamos nos recuperando. Em volume, ainda está baixo. Cerca de 20% menor comparado ao período pré-pandêmico, em 2019.”

Ele acredita que o desemprego em massa nesse período fez muitos buscarem novas formas de empreendimento, e o modelo de autoatendimento foi muito procurado por parecer o mais vantajoso. Isso é refletido nas 1.000 novas lojas de autosserviço que foram abertas no país.

A falta de experiência em gestão, junto com a falsa percepção de que teriam menos custos mensais por não haver a necessidade de colaboradores e baixa carga tributária, fez muitos brasileiros investirem de forma equivocada, revelou Marcos.

“Tem o aluguel do ponto, o investimento, então essa conta tem que ser bem feita. Muitas abriram, mas acho que muitas não vão se sustentar e vão ficar pelo meio caminho.”

Antes de abrir uma lavanderia, por exemplo, o empresário recomenda se capacitar e buscar conhecimento sobre o setor, qual público pretende atingir, e de qual forma. 

DICA DE OURO

“Não arrisque o seu capital sem saber o que está fazendo. Procure associações como  a ABRALAV ou o Sindicato de Lavanderias do seu Estado, antes de abrir uma lavanderia para entrar no mercado melhor preparado.” – Marcos Toledo. 

A ABRALAV possui o maior Centro de Capacitação Profissional da America Latina, promovendo treinamentos e demais vivências para os empresários e seus colaboradores o ano todo. Acesse o site para saber mais: https://abralav.com.br/


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