O Fala, eXpert! é a nova coluna da Resenha Idex, onde recebemos profissionais para dissertar sobre diversos assuntos que rondam o mercado!

Founder da JBC Consultoria de RH, Jéssica Bettin traz sua bagagem de experiências em desenvolvimento profissional para falar sobre as adversidades no caminho de um líder de equipe, que não são poucas!

Diferença entre Estratégico, Tático e Operacional

Segundo Jéssica, o conceito de estratégia está atribuído à aquele que possui a responsabilidade de gerir o negócio, ou seja, o dono. As ideias para novos horizontes devem partir dele. Já o tático possui a função de supervisionar as tarefas diárias, que por sua vez, são exercidas pela parte operacional de um time.

Em resumo, a diferença entre os três é a hierarquização de tarefas.

O grande problema dos empreendedores

Jéssica afirma que, muitas vezes, o dono da empresa pode se sentir preso a funções designadas para seus colaboradores: “O operacional, quase sempre, parece um grande ímã puxando o empreendedor para si”. Ainda completa dizendo que tempo e dinheiro são os problemas mais citados pelos donos de empresas. A centralização de tarefas é uma pedra no sapato daqueles que tentam conduzir seu negócio, e uma realidade que nem todos estão esperando enfrentar.

Cabe ao líder a função de delegar inteligentemente e buscar o melhor método de organização possível para evitar esta concentração, já que a responsabilidade para estratégia de crescimento da empresa depende exclusivamente dele: “Se você, empresário, não pensar em como crescer a empresa, quem irá?”, questionou a expert.

A teoria da distribuição de tempo

“Existe uma teoria muito difundida no mercado das grandes corporações, de que o estratégico (donos de empresas) deve dedicar apenas 30% do seu tempo para realizar tarefas operacionais. Bem como os líderes (nível tático), no máximo 50%. Mas a realidade é bastante diferente”.


✨✨Dicas de ouro✨✨

1 – “Primeiro, saiba onde quer chegar. Quanto quer crescer sua empresa no próximo semestre, ano e 5 anos seguintes? Pense nas ações que poderão favorecer este crescimento.”

2 – “Delegue algumas e acompanhe se estão sendo feitas a contento.

(Lembre-se: mais importante que distribuir, é acompanhar se as tarefas estão sendo feitas). Treine os colaboradores, para serem cada vez menos dependentes dos líderes Desta forma, eles vão agir e tomar decisões de baixo impacto sem precisar de comando.”

3 – “Se sentir dificuldade, não hesite em pedir ajuda, pois a gestão de pessoas não costuma ser tarefa fácil, mas uma boa equipe te garante o crescimento que busca para sua companhia.”


Esse conteúdo é parte da edição #6 da RESENHA IDEX.
Nossa revista eletrônica sempre te atualiza sobre as novidades e tendências do nosso mercado.

Clique abaixo e confira na íntegra a edição.

    Fale com a Hybex

    Quer contratar? Tem dúvidas? Nossa equipe está preparada para atender a todas as necessidades do seu negócio.

    Olá,

    Selecione a área que deseja acessar:

    Comercial Suporte Financeiro Ouvidoria

    Financeiro

    Selecione a área que deseja acessar:

    Suporte técnico via telefoneSuporte via E-mail2ª via de boleto

    Ouvidoria

    Enviar e-mail para ouvidoria@hybex.com.br.

    Suporte técnico via telefone

    Ligar para +55 (11) 2137-5818 (opção 2).

    Suporte via E-mail

    Enviar e-mail para comercial@hybex.com.br.