Você já pensou onde quer que sua empresa chegue em 2024? Não existe planejamento sem traçar os objetivos e metas que queremos alcançar.

O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para gestão de qualquer tipo de negócio. Ele é o grande guia e ponto de partida para todas as atividades que a empresa realizará em um determinado período, para alcançar a visão de futuro desejada.

Uma empresa sem metas traçadas pode dar o seu melhor, mas não sabe exatamente onde deseja chegar. Por isso, seu crescimento pode ficar limitado. Já uma empresa que possui objetivos e metas claras pode focar todas as suas ações, otimizando os resultados.


Para definir seus objetivos você precisa:

📍 1. Analisar o ano que passou

As metas do ano passado foram alcançadas? Quais foram os pontos positivos apresentados pela empresa? Quais foram as principais dificuldades enfrentadas? Essa análise pode incluir também outras informações subjetivas que foram relevantes em algum período e etc.

IMPORTANTE!!! É preciso considerar que você tem uma ótima fonte de dados em mãos, como um software de gestão que te traz relatórios do desempenho da empresa no ano anterior.

📍 2. Entender onde pode melhorar

Após essa análise inicial, você precisa definir seus pontos de melhorias. Enquanto uma empresa precisa melhor a otimização do seu estoque, outra precisa fortalecer suas campanhas de marketing ou a fidelização de clientes.

Existem algumas técnicas que podem te ajudar a visualizar seus objetivos:

      • Análise SWOT: é uma avaliação sobre os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças a sua empresa.
      • Benchmarking: é uma estratégia de observação das outras empresas que atuam no seu nicho para identificar oportunidades de melhoria na sua empresa.
      • Análises de mercado: além de avaliar os concorrentes, você também pode buscar mais informações sobre clientes, fornecedores e parceiros.

IMPORTANTE: Aqui apenas citamos algumas técnicas mais conhecidas, mas existem outras que você pode pesquisar e se aprofundar se achar necessário.

📍 3. Estipular objetivos para o ano novo

Se sua lavanderia tem dificuldade na fidelização de clientes, o objetivo pode incluir ações com foco na retenção. Já para uma empresa que quer expandir seu mercado consumidor será preciso incluir objetivos para atrair o público, fazer parcerias.


Com seus objetivos e metas definidos agora você precisa desenhar o seu plano de ação!

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É ele, o PLANO DE AÇÃO que vai permitir você ter uma gestão mais focada em resultados.


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